quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Qual o conceito que você tem de gramática?



Uma criança, aos seis anos, domina a estrutura da língua, pois já a possui internamente. Na sua fala as palavras são organizadas, faz uso apropriado do masculino e feminino, além de fazer relação de causa e gradação.
O ensino produtivo da gramática propõe que o professor valorize o conhecimento que a criança leva do contexto familiar para o espaço escolar.
No EF/anos finais, esse ensino se dá colocando o aluno em contato com os diversos gêneros e com a produção de textos.

A gramática descritiva preocupa-se em descrever como a língua é usada naturalmente por seus falantes em situações específicas. Tal observação implica em análise. Quando analisamos observações feitas em situações específicas, praticamos o ensino reflexivo da gramática.
O estudo reflexivo da gramática é, quase sempre, o desdobramento natural de um bom ensino da língua e isso envolve a reescrita da produção de textos.
Isto requer do aluno a reflexão sobre suas escolhas e estudo das possibilidades de melhor se expressar.

A gramática normativa tem seu foco exclusivamente no estudo das regras de uso da norma culta. Nela, a noção de erro e acerto é muito marcante, pois, somente o ensino prescritivo da gramática normativa era valorizado.

Na sala de aula é bom considerar um tempo para cada um dos tipos de ensino: o produtivo, o reflexivo e o prescritivo. Para que assim, auxiliemos o nosso aluno a desenvolver competências para o uso da língua nas mais diversas situações sociais.





Fonte de pesquisa: Programa Gestão da Aprendizagem Escolar - GESTAR II. Língua Portuguesa: Caderno de Teoria Prática 2 – TP2 Análise LINGÜÍSTICA e Análise Literária. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008.

Um comentário:

virgínia macedo disse...

Excelente esta análise; é realmente importante o estudo desses três tipos de ensino em sala: produtivo, reflexivo e prescritivo. Afinal, um texto bem escrito, deve observar a coerência, a coesão, a lógica, o estilo, o uso correto das normas gramaticais ..., enfim, todos os recursos disponíveis para que o texto escrito seja aceito pelo leitor.