terça-feira, 12 de agosto de 2008

Gêneros e Tipos Textuais

De acordo com Luiz Antônio Marcuschi, sempre que nos manifestamos linguisticamente, o fazemos por meio de textos. Textos que podem ser orais ou escritos, mas, que se deslocam da frase isolada para participar de processos e do funcionamento da língua de forma concreta.

Assim os textos se materializam nas mais variadas formas, funcionado nos modos mais diversificados em situações sociais do dia-a-dia. Tais materializações dos textos se dão em gêneros textuais.

O trabalho com gênero no ensino da língua é relevante quando se trata de produção textual além de tratar integradamente questões de produção, compreensão, gramática e uma série de outros aspectos centrais no ensino de língua. Aqui se pode analisar não só o funcionamento da língua como o funcionamento da própria sociedade mediado por atividades discursivas.

A atuação dos falantes gera novos gêneros e estes se transformam em instrumentos de ação social.

Gêneros textuais: são textos concretizados que encontramos em nosso dia-a-dia e que apresentam padrões sócio-comunicativos característicos definidos por composições funcionais, objetivos enunciativos e estilos concretamente realizados na integração de forças históricas , sociais, institucionais e técnicas. Os gêneros são ainda, formas textuais bastante estáveis, histórica e socialmente situadas.

Os tipos textuais: designam uma espécie de seqüência retórica subjacente definida pela natureza lingüística de sua composição ( aspectos lexicais,sintáticos, tempos verbais, relações lógicas, estilo). Em geral, os tipos textuais abrangem meia dúzia de categorias conhecidas como: narração, argumentação, exposição, descrição e injunção.

Segundo Maria Luiza Monteiro Sales Coroa, a sistematização escolar é que vai aflorar no aluno a capacidade de reconhecer e utilizar os gêneros textuais já na primeira infância.

Para identificar a diversidade de gêneros textuais não é necessário conhecer uma classificação prévia, basta exercitar a competência sociocomunicativa, a experiência com a linguagem e o conhecimento de mundo.

Com as diferentes formas de ver o mundo que cada sujeito desenvolve (incluindo o mundo das palavras) ele age e reage linguisticamente, ou seja, aprende comportamentos lingüísticos (o que pode ou deve ser dito, o que não pode ou não deve ser dito, como pode, ou deve ser dito, em qual situação).

Embora a competência sociocomunicativa esteja desenvolvida, juntamente com a aquisição da língua materna, a vida adulta em um mundo letrado exige refinamentos na identificação dos gêneros que devem vir juntamente com o aprendizado sistematizado das regras da língua e da elaboração textual.

Gêneros textuais: realizações sociocomunicativas

Tipos textuais: realizações lingüísticas (estruturais e formais)

Finalizando, sabe-se que é relevante o trabalho em Língua Portuguesa com gêneros textuais e a escola (lugar propício para a realização de atividades que trabalhem a formação do indivíduo) deve estar atenta ao livro didático como instrumento de trabalho para que ele não seja um elemento complicador no trabalho do professor e nem influencie negativamente no processo de aquisição de conhecimento.

2 comentários:

Professora Tamar Rabelo disse...

Seu Blog tá bombando!...

Que animação hein???

Com relação à enquete eu queria votar em mais de um. Tem muita coisa que precisa mudar no livro didático, ele precisa ser mais interativo e abrir mais espaços para o universo externo a ele.

Beijo

Elisete disse...

Realmente Luzia, nosso trabalho em sala de aula deve ser enriquecedor quando se trata de leitura e produção. E se ficarmos presas somente em livros didáticos não conseguiremos expandir a visão de mundo de nossos alunos.
Gostaria que você entrasse em meu blog e lesse o texto do último encontro se está bom para escrever no diário de bordo também, pois estou com ele. Beijos: Elisete.